Está estudando holandês, mas está confuso? Precisa de ajuda?

Aulas de reforço no idioma holandês, via Skype, no conforto de sua casa! Saiba mais neste post!

IMPORTANTE: Mudanças no Inburgering

Leia o post sobre as mudanças que ocorreram nos exames.

"Hospice", já conhece um ou ouviu falar?

Post sobre um hospice destinado ao público jovem, inaugurado em 2014 na cidade de Leiden. Leia mais aqui!

Como é o teste de Holandês no consulado?

Acabe com a sua ansiedade! No post, links com os exemplos de como é o novo teste.

Programa LowLand

Programa transmitido direto da Holanda, via internet.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Farofa de Tulipas: Balanço de pouco mais de um ano

Antes mesmo de eu me mudar para o velho mundo, eu já lia os posts do Farofa de Tulipas.

Quem escreve no blog é a Adriana, brasileira, que morou na Holanda por 9 anos e por circunstâncias da vida, retornou ao Brasil.

Esse post do Farofa de Tulipas é justamente um balanço sobre o retorno dela ao Rio de Janeiro, junto com seus dois pequenos, nascidos na Holanda.

Sabem o que mais gostei desse post? É o olhar crítico, sem fantasias ou qualquer perfumaria sobre o retorno (tão almejado por uns e considerado insano por muitos outros...), a vivência dela e as suas impressões.

É claro que, a realidade vivida por cada um de nós, ANTES da mudança de país, conta muito.

O que a gente procura aprender e melhorar enquanto está fora, ou seja, no local que escolhemos viver e chamar de lar (mesmo que para alguns, temporariamente) também pode fazer a diferença (portanto, nada de ficar perdendo tempo!).

Mas um pouco de fé, resiliência (quem aí, depois de morar fora não a tem?!) e a mudança no nosso padrão mental ajudam muito na hora de voltar para o "ninho".

Desejo á todos uma ótima leitura e para a Adriana e filhos, uma vida com muitas surpresas e descobrimentos agradáveis na cidade Maravilhosa!

Logo abaixo, segue o link para o post "Balanço de pouco mais de um ano"

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Refugiados. Um outro ponto de vista

Não por acaso, resolvi postar esse figura/imagem na data de hoje.
Aparentemente, o 13 de maio (no Brasil, dia da Abolição da escravatura) e a questão crítica dos refugiados na Europa são assuntos que nada tem haver um com o outro....
Só que não é bem assim. 
Aqui no velho continente, é manchete na imprensa, quase que todos os dias, a gravidade da situação dos refugiados, a maioria originária do continente Africano e países como a Síria e Iraque. 
Eu já entendo que tudo nessa vida é causa e consequência: jamais, ninguém vai fugir disso. Um dia, a conta vem. A forma de pagamento até pode ser opcional....Muitas vezes, QUEM vai pagar essa conta, também (opcional).
Ao menos uma vez ao ano, vamos refletir, despidos de qualquer pré conceito, sobre o que aconteceu no passado (nem tão distante assim...), o que acontece hoje (bem em frente aos nossos narizes) e, não menos importante, imaginar o que ainda está para acontecer.
Meu sincero desejo, é que tudo termine bem.

Fonte da Foto: Facebook/desconhecida

Agora, vai me dizer que não é real?!?!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Típico Holandês: Beschuit met Hagelslaag

Sabe aquela hora em que  te dá uma fissura em comer algo doce?
Pense em algo simples, muito simples, gostoso até e super ace$$ível.....

Beschuit met hagelslaag!

Fonte Foto: www.proud2bme.nl
ATENÇÃO: Grandes possibilidades de você querer comer várias dessas torradinhas!

Eu demorei mais de dois anos para descobrir essas torradinhas que você pode comer com uma generosa camada de margarina (ou manteiga) e confeitos granulados.

Eu sempre via meu excelentíssimo fazendo sanduíches de pão integral com margarina e esses confeitos granulados, que podem ser de chocolate ou então com sabor de frutas.

Algum tempo atrás, vi meu chefe preparando uma fatia de pão branco com muita manteiga e muito, mas muito granulado!

Eu confesso que eu fui bem preconceituosa. Eu pensava: "qual a graça de comer esse chocolate granulado (ou qualquer outro sabor) com pão?" Para mim, era o mesmo que comer pão com açúcar!

Quando a minha filha nasceu, oferecemos aqui em casa, para as visitas que chegavam, essas mesmas torradinhas redondas com "muisjes".

Fonte Foto: www.dutchcommunity.com



"Muisjes" cor-de-rosa para meninas. Azul para os meninos.







"Muisjes" são basicamente um confeito granulado feito de erva-doce revestida com açúcar.
A minha primeira experiência com essas torradinhas foi com esses "muisjes". DETALHE: eu não gosto do sabor e cheiro da erva-doce. Provei uma vez (afinal de quem é a filha?!). E foi só.
Agora a pouco tempo, estava aqui em casa, "farejando" algo doce  e vi minha filha e meu marido atracados nessas torradinhas. Ele com um "beschuit"coberto de granulado de chocolate e ela, com um "beschuit" coberto de granulado colorido, que mais tarde,  (eu) descobri ser "sabor frutas".

Eu provei a torradinha com o tal de granulado (de frutas).

Foto: M. Canter Visscher - 2015

Comi 3. Sem pestanejar. E depois ainda comi granulados direto da caixa. EU CONFESSO!!!!!
Ahh.....mas cá entre nós, o que seria da vida sem esses pequenos prazeres?

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Empréstimo para Curso de Inburgering na Holanda - DUO

Oi! Tudo certinho?

Você já chegou na Holanda  e o dinheiro no momento está curto para começar a estudar para o Inburgering? Se você já está morando legalmente e se tem um BSN, atenção para o post, pois, quem sabe é para você!
Existe a possibilidade de obter um empréstimo do DUO (Dienst Uitvoering en Onderwijs) para estudar Holandês e fazer o exame Inburgering aqui na Holanda.
Eu diria que o DUO é uma Secretaria da Educação dentro do Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda.
Bem, para o DUO pagar o curso que você quer seguir ou frequentar, a escola ou curso devem estar credenciados no DUO.
E onde você confere se a escola tem ou não essa "credencial"?  
Esse aqui é o site onde você confere se o curso está conveniado ao DUO: www.blikopwerk.nl/

Conferiu se a escola/curso está registrado lá? 

Confere? Sim? 

Então agora vem a segunda parte.

No site do DUO é possível verificar se você está apto para receber um empréstimo do DUO.
Vá ao site http://www.inburgeren.nl/inburgeren-betalen.html e clique em "Hoevel mag u lenen?". Ali, vai aparecer a "Rekenhulp lening inburgeren 2015". Nele, você informa que você não é um refugiado, informa se mora com parceiro/a e a renda sua e/ou do parceiro(a).
A maioria das pessoas que solicitam esse empréstimo, conseguem. Todos que estão morando na Holanda e precisam fazer o Inburgering, podem pedir esse empréstimo ao DUO. Só não leva o empréstimo, se a renda for muito alta. E isso é avaliado por eles mesmos!
Sejam honestos com as informações prestadas. Lembrem-se que o sistema de informações na Holanda funciona super bem. Tudo - ou quase tudo - é interligado.
E ser honesto, FAZ BEM!!! :o)
Para obter mais informações, além de ler o conteúdo do site, ligar para o DUO ainda é a melhor forma de deixar tudo muito claro! Peça para um amigo ou familiar que fale holandês entrar em contato no telefone indicado no website. 
Mais tarde, depois do curso terminado e muito provavelmente ter sido aprovado no Inburgering, você tem uma carência, de 6 meses a contar do dia em que você passou/estiver quites com o exames do Inburgering para começar a pagar.
E você pode pagar isso em parcelas muito pequenas por um periodo de até 10 anos.
Os juros aplicados são realmente bem baixos. 
Ah...vale lembrar que se você quer estudar para o certificado no nível NT2 - Staatsexam - pode pegar empréstimo também. Mas tem um detalhe: esse empréstimo do DUO vai ser liberado só uma vez, portanto pense se vai querer somente para o Inburgering ou se vai tentar um nível um pouco mais adiantado do idioma holandês.

Succes!





quarta-feira, 25 de março de 2015

Autochtoon e Allochtoon: Você já ouviu essas palavras antes?

Nenhum lugar do mundo é perfeito.

Várias coisas legais acontecem por aqui, e eu sempre tenho aquele sentimento de "quem dera minha família e amigos pudessem experimentar, viver o mesmo que eu estou vivendo".
Mas como disse no inicio do post, não existe lugar perfeito. Vou comentar sobre duas palavras que de certa forma, me causaram um certo "estranhamento". Hoje, lendo e assistindo uma reportagem (antiga, do ano passado) na internet, me lembrei delas.


Autochtoon e Allochtoon

Eu sei que o tema é batidíssimo aqui na internet. Há alguns textos, blogs, material em português que tratam desse assunto. Mas como mais adiante, eu quero fazer um post sobre o mercado de trabalho na Holanda, será necessário eu abordar o tema aqui no blog.

A grosso modo, Autochtoon é toda pessoa que nasceu na Holanda e que têm o pai e a mãe também nascidos na Holanda.

Allochtoon é toda pessoa que não nasceu na Holanda (imigrante) ou nascida na Holanda mas de pais imigrantes ou ainda, um pai (ou mãe) imigrante.

Resumindo: eu e o meu filhote, somos allochtonen. Eu, imigrante. Meu filhote, nascido em terras baixas, com mãe brasileira e pai holandês.
Eu sei...tô sabendo. Não somos os primeiros, nem seremos os últimos. Tecnicamente, até o Rei da Holanda, Willem Alexander, é um allochtoon. E as filhas dele também.
(Vamos combinar: ele é o REI. Bem provavelmente, ser um allochtoon no caso dele, não tem impacto algum.)
Esse é o link da reportagem que eu vi. Fala sobre o ensino nas escolas básicas de Holanda
http://pt.euronews.com/2014/07/11/holanda-um-sistema-de-ensino-e-varios-metodos/
A Holanda possui o décimo melhor ensino do mundo. Mas mesmo assim, existe uma espécie de segregação social nas escolas. Essa segregação não fica só nesse âmbito. Na cidade onde eu moro, que não é grande, já é possível identificar os bairros essencialmente "holandeses", ou seja, ali, de imigrante só o pessoas que trabalham nos estabelecimentos ou casas.
Quando uma escola tem a maioria dos seus alunos descendentes de imigrantes (marroquinos, turcos, enfim, "não brancos"), chamam-na de escola negra/preta.
O que eu vejo por aqui, são pais preocupados em colocar seus filhos em escolas brancas. Em tese, os alunos seriam melhor preparados nessas escolas. 
Há controvérsias. Conheço uma brasileira que afirma que seu filhos sempre estudaram nas escolas onde haviam muitos imigrantes ou filhos de imigrantes, e de acordo com ela, seus filhos tiveram uma ótima experiência escolar.
Eu desejo sinceramente, que esse ensino top que existe na Holanda permaneça TOP, mas que o mesmo esteja ao alcance de todos: allochtonen e autochtonen!


Tot ziens!

:-)

terça-feira, 24 de março de 2015

#Blogagem Coletiva - O que me faz bem?

Oi pessoal!

A postagem é super curtinha, mas com certeza é a postagem que mais me custou escrever. 

Esse post faz parte do projeto Blogagem Coletiva, promovido pela comunidade Blogueiras Brasileiras.
Fui pega de surpresa ao me deparar com a dificuldade que eu tive para responder para mim o que me fazia/faz bem! 
Parei para pensar sobre o assunto e me vi perdida em centenas de coisas (*) que me dizem que vale a pena viver. Que me fazem um bem enorme!!!
Acho que ao me tornar mãe me deparei com essa força incrível que faz tu querer mover o mundo para o bem do teu filho.
Me faz muito bem ser mãe da minha Pituca!!
Ser cordial com o próximo, surpreender alguém, ter uma palavra de conforto, saber ouvir. 
Ser gentil me faz bem.
E faz bem para o outro também!
Fazer o bem por fazer, sem esperar algo. Isso faz bem para todos nós. 

PS:  A palavra "coisa" nesse caso, assume a seguinte definição: pessoas, momentos, acontecimentos, aprendizados...

A Blogagem Coletiva acontece todos os meses na comunidade Blogueiras Brasileiras do G+ e no Facebook caso queira participar basta se inscrever lá e seguir os procedimentos. Falamos de temas variados e é uma oportunidade de podermos analisar os temas sob vários pontos de vista, além de conhecermos mais blogs.

Blogueiras Brasileiras Facebook Blogueiras Brasileiras G+  Espelho Belo Crazy and Kawaii Desu Universo Pratico Feminino Somos Evangelicas Cheia de Trama Estimadamoda Somente um Doce Sorriso Blog Weslaine Carvalho Arte Naturalle Moda e Estilo Cafe com Leite Querida Idade Meus Dois Minutos As aventuras da Ana Batons e Cafe Efeito Agridoce Edna Lins100 Blog Moda Para Todos Mineirinha Uai The Sabrina Diaries Coruja sem Asas Cheia de Charme Lisa More Blog da Nyka Pronto Divei Luz pra Cego Girl Dreeams Mundo Rosa Blog da Mary Adocemente Image Map

quinta-feira, 19 de março de 2015

Pegando trem na Holanda - Especial para Turistas! E o meu relato sobre o transporte público em Porto Alegre

Oi galera! Tudo jóia?

Comecei a pensar esse post no final das minhas férias na Terra Brasilis.

Diversas vezes o tópico transporte público veio á tona em nossos bate-papos.

Bem....pode ser que algumas pessoas discordem do que vou desenvolver aqui nesse texto, mas como ninguém é dono da verdade (e perdoem a piada, o blog é meu :-D), acho válido alertar em especial aquele pessoal que está vindo passar férias na Holanda: o trem na Holanda não é tãão barato assim.

Portanto, atenção para não ser pego de surpresa quando chegar na Terra dos Tamancos e acabar desistindo de parte dos passeios que foram planejados. Afinal, todos sabemos que muita gente viaja com o dinheiro estreito, contado. E para aqueles que não estão assim tão estreitos no quesito "grana", gastar consciente não  vai fazer mal algum! Né?!?

Então, planejar é o verbo a ser conjugado muitas vezes até o momento de pisar no avião!

A tarifa de ida-volta de um trem saindo por exemplo de Den Helder (localizada no norte da Holanda) para Rotterdam (onde fica o consulado brasileiro) hoje, dia 17 de março, é de 41,60 euros. A viagem leva no total 2 horas. A distância é de uns 145 quilômetros.

É claro que estou usando um extremo: normalmente quem está de visita no país, tende a se alojar em cidades como Amsterdam, Amstelveen, Alkmaar...o valor do trem partindo destas cidades é menor. Partindo de Amsterdam, a ida ao consulado em Rotterdam sairia por 14,80 euros. Se fores retornar para Amsterdam, acrescente na conta outros 14,80 euros.

Ano passado passei alguns dias no sul do país, em uma cidade chamada Maastricht. Para mim, a cidade mais linda dos Países Baixos!

Fomos de trem. Foram quatro horas atravessando o país. É claro que viajar de transporte público com a qualidade desses trens daqui da Holanda, é quase impossivel de imaginar para quem precisa usar o precário sistema de transporte público no Brasil. Uma passagem de Amsterdam para Maastricht custa 25,00 euros. Ida e volta, 50,00 eurecas.

Nessas férias, tive que pegar ônibus algumas vezes em Porto Alegre. Não foi fácil....Eu diria que desespero descreve bem o que senti ....Um calor, passando dos 33 graus e o motorista passa longe da tua parada porque ele não vai parar mesmo! E tu, fica ali, parado, sem nem reagir porque está tão quente que se tu ficar muito indignada, tu vai acabar passando passando muito mal.


Para quem estiver vindo para a terra dos Tamancos, vale a pena consultar o site da NS, http://www.ns.nl/. Você pode conferir os valores dos tíckets informando a cidade de partida e de chegada no campo "Plan uw reis" no canto direito da página. Quando a página for para os resultados procure por "Enkele reis", que significa somente a ida (Uma viagem). "Retour", então, é a Ida-e-Volta"!

Com frequência existem promoções onde você compra por um preço bem assessível tickets para qualquer parte do país. Já comprei esse tipo de tícket por 15 euros! Prometo escrever um post curtinho sobre essas promos.

E, daqui da Terra dos Tamancos, ficarei eu torcendo para que um dia o pessoal no Brasil consiga ter a sua experiência com o transporte público melhorada em 1000%!

Nessas férias pude constatar que a situação só piorou em Porto Alegre: tarifa de R$ 3,25. Ônibus sem horário para passar na parada; motoristas dirigindo de maneira agressiva, ruas com obras (AINDA!!!!!! A Copa já passou...), gargalos no transito da cidade; ruas esburacadas...

Tá OSCA a coisa lá na Terrinha....