Está estudando holandês, mas está confuso? Precisa de ajuda?

Aulas de reforço no idioma holandês, via Skype, no conforto de sua casa! Saiba mais neste post!

IMPORTANTE: Mudanças no Inburgering

Leia o post sobre as mudanças que ocorreram nos exames.

"Hospice", já conhece um ou ouviu falar?

Post sobre um hospice destinado ao público jovem, inaugurado em 2014 na cidade de Leiden. Leia mais aqui!

Como é o teste de Holandês no consulado?

Acabe com a sua ansiedade! No post, links com os exemplos de como é o novo teste.

Programa LowLand

Programa transmitido direto da Holanda, via internet.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Veja como funciona o Teste de Holandês no consulado!

Pessoal, tudo bem?



Para quem quiser saber como funciona o teste de holandês na embaixada/consulado no Brasil, abaixo seguem links do Youtube, onde vocês encontram os exemplos.

Detalhe: esses vídeos são bem atuais, postados em 15 de novembro de 2014, ou seja, no mês em que os testes mudaram!

Para o "Spreekvaardigheid"- aquele que você precisa falar.
https://www.youtube.com/watch?v=gccSBgFk1gA&feature=player_embedded

Para o "Leesvaardigheid"- esse é o teste que você vai testar suas habilidades na leitura.
https://www.youtube.com/watch?v=s4KMTSlzNAg&feature=player_embedded

E de próposito, eu deixei o que eu considero a menor das dores de cabeça, por último, hehehe,
KNS - Conhecimentos sobre a sociedade holandesa.
https://www.youtube.com/watch?v=VJc5wrDo5JI&feature=player_embedded

Para quem está estudando, acho que esse vídeos servem para esclarecer mais como é o teste.

Difícil? Eu não acho, mas isso é a minha opinião!

Boa sorte!


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Cidade crescendo, tensões sociais e jovens



Já faz um certo tempo que observo que aqui onde eu moro, está deixando de ser uma cidade pacata, do interior, situada no fim da Holanda. De acordo com a prefeitura, a quantidade de habitantes não aumentou. Mas é só andar pelo centro da cidade para perceber  que há bem mais pessoas circulando, se formos comparar com dois anos atrás.

Eu moro no centro. Antes era um lugar bem pacato. Zero incidentes (por incrível que pareça). De vez em quando a gente via alguma nota no jornal local sobre algum assaltante, "batedor de carteira"....

Neste ano, já tivemos um assalto em uma joalheria, um carro desgovernado atingindo uma loja e muita, mas muita incomodação com a população "jovem"da cidade.

É aqui que começa o que eu queria comentar.

Aqui onde eu moro é uma espécie de complexo residencial, cheio de casas e apartamentos. Eu moro numa espécie de casa, de dois andares. Embaixo da minha casa, tem um apartamento térreo. Nosso depósito (o "schuur") onde colocamos nossas bikes e outras bugigangas fica á parte, no térreo, na entrada desse "complexo".

Bem, ocorre que, de um ano para cá, a galerinha descobriu que aqui é um ótimo lugar para eles fumarem a maconha deles. Ficam se "mocoseando", se escondendo aqui. Ainda se concentram em se esconder no térreo, mas parece que estou vendo eles subindo as escadas para se esconderem melhor. A história que se repete quase todos os dias (tem semana que é todos os dias...) é a mesma: chega primeiro um cara, com uma bolsa do tipo carteiro, atravessada no peito. Aí, depois de um tempinho, vêm mais um, e mais outro....quando tu vê, já tem uns seis carinhas, se chapando na frente do teu depósito. Já contamos dez. Tu chega aqui, e tem que pedir "por favor, com licença...) toda vez que precisa tirar/colocar as bikes ou qualquer outra coisa. Depois do baseado, vem a "larica". Aí, os moços se acabam comendo e bebendo. Onde fica o lixo deles? No chão, é claro. Criança brincar no térreo, na área reservada para moradores, nem pensar.

Como se não bastasse isso, tu ainda tem que suportar a petulância desses chapados: estão sempre encarando, com peito estufadinho, como se estivessem fazendo o certo, quando não se atrevem a dirigir alguma gracinha. Deixei de sair no final da tarde, para um jogging, porque toda vez que eu voltava eu corria o risco de encontrar esses, com perdão da palavra, m-e-r-d-a-s....

Pois é...esses dias, eu estava saindo de casa com meu excelentíssimo e estavam três desses babacas, lá na frente do depósito. Dessa vez não íamos usar nada do depósito, então simplesmente passamos por eles. No que passamos, um deles falou algo e todos cairam na risada. Eu e o excelentíssimo nos entreolhamos e ele me perguntou se eles estavam falando com a gente...Quando eu ia dizer "sei lá", um dos merdinhas, ofendido com a pergunta feita para mim, começou a nos atacar verbalmente.

PQP! Dessa vez, meu excelentíssimo se possuiu e eu também. Lá pelas tantas, depois de uns 5 minutos de bate-boca, o cara me sai com essa: "Vocês estão fazendo isso por casa das minhas "origens" ".

Dois descendentes de marroquinos, um cara mulato, com toda pinta de ser do Suriname. E o cara que saiu com essa pérola, foi o mulato.

Pra mim é uma pérola sim! Será que ele não viu a minha cor? Não percebeu que eu não falo holandês como um nativo? PELAMORDEDEUS! Eu sei que existe racismo sim, mas ao menos, a gente avalia um pouco a situação pra ver se cabe esse tipo de afirmação.

Por fim, falamos pro cara se antenar, pois afinal de contas nós somo os moradores, eles estavam fumando maconha na rua e importunando os moradores. Perguntamos porque não iam fumar a joint  na casa deles (obs: pensando aqui com os meus botões: moram num país onde fumar maconha é tolerado, desde que não seja na rua. Podiam fumar em casa. Mas, bem...são menores de idade, não podem entrar nos coffeeshops e imagino eu que eles vêm de famílias conservadoras, que por uma série de questões - ou só uma?? - não aceitam o uso da "erva"). Os outros dois sei lá porque, não quiseram mais argumentar, deixaram só o mulato falando. Vai ver, era o mais chapado e sem noção deles.....

Nunca mais vimos estes três sujeitos, mas claro, sempre aparecem outros, tão inconvenientes quanto aqueles......

Eu não tenho nada contra fumar maconha. Cada um sabe o que é bom ou não para si.

A minha indignação não é o "fumar a maconha", mas sim ter que ficar tolerando esse comportamento inconveniente desses imbecis. Quer fumar? Fume em locais adequados. Fuma em casa, sei lá.  Não acho nada legal chegar casa e ter que expor a minha filha ao cheiro e fumaça só porque esses cagões não tem "bagos"para fumar na casa deles.

Agora fumar na porta da casa dos outros, fazendo sujeira e baderna, por favor, hein?

Mas, e a PULIÇA??? Bem, fomos orientados a sempre ligarmos para a polícia quando esse tipo de "ajuntamento"de formar por aqui...Mas, adianta?

Não. Óbvio. Os caras são mais espertos, dificilmente são pegos pela polícia e quando são pegos tudo é sempre tratado com muita conversa. Eu sinceramente, não entendo. Mesmo problema nos últimos 12 meses, várias pessoas reclamando, uma reunião de bairro com representantes da prefeitura, polícia, moradores....Várias ações no papel, mas na prática....

Eu acho isso tudo muito chato. E vocês?




quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Momento Luluzinha: Christian Bale....Fabuloso!! :-)

Eu já era fã dele.
Mas depois desse filme, me apaixonei pelo cara!!!
Lindão e talentoso!
Fui assistir aqui na city, o filme em 3D. Ok, fiquei com dor de cabeça, mas não me impediu de curtir os efeitos 3D do filme.
É aquela velha história bíblica de sempre, mas essa "releitura" da história é bem legal. Os efeitos especiais contaram bastante para  prender a minha atenção.

E a interpretação do moçoilo como Moisés....Se puxou o cara! Está de parabéns!
(suspiros...)

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Preconceito beeeeem pegado na Terra Brasilis. Novidade? Nenhuma.

Fim de período eleitoral no Brasil.

Algumas horas depois de ter encerrado as eleições no Brasil, resolvi dar uma espiada pelo Fêicibook.

Á medida que se confirmava quem havia vencido o pleito, eu ficava mais e mais estarrecida com tanto ódio destilado em tempo real na minha frente.



Decepção.

Tomei conhecimento da quantidade de amigos e conhecidos preconceituosos. Mas menos mal. Agora, fica tudo muito ás claras. Muito melhor e mais justo. Ao menos você fica sabendo com quem você lida, não é verdade?

O preconceito contra nordestinos e pobres é muito, mas muito maior do que eu imaginei. E imagino que outros preconceitos, como raça e credo, não devem ficar atrás.

Perdi a fé. Sério mesmo.

Minha fé num mundo melhor, mesmo que esse mundo fosse reduzido somente ao mundo Brasil, foi pro beleléu.

Uma onda de "maria vai com as outras", gente vociferando, tipo cachorro raivoso, Nada importa para eles. Só o umbigo deles.

Muitos desse pessoal "raivoso"é aquela mesma galera que perdeu a mordomia de ter empregada doméstica em casa trabalhando pelo prato de comida e meia dúzia de roupas usadas, que elas levavam para os filhos. Assinar a carteira da empregada doméstica? Mas beeeemmm capaz, isso vai ser muito dinheiro, como diziam algumas pessoas lá no sul. Andar na linha não é pra qualquer um não.....

É esse mesmo pessoal raivoso que acha a Zoropa MARAVILHOSA e civilizada, mas quando vê um ciclista no meio da rua, pedalando no espaço destinado para ele, quer passar por cima (quando não passa mesmo).

É aquele cidadão que trabalha numa empresa que possui uma política de diversidade bem estruturada, mas não se importa em perceber que a empresa está longe bem longe de aplicar a sua política.

Cara, tô cheia do saco. São quase trinta anos que sou bombardeada por esse tipo de mesquinharia.

Eu confesso: muitas vezes, engoli em seco piadinhas de cunho racista (e sexista também), comentários baseados em pura desinformação e preconceito por não querer causar mal-estar e perder o amigo. Mas há algum tempo atrás, eu acordei, e se eu tiver que entrar numa briga para expor meu ponto de vista eu entro. Mesmo que eu vá perder o amigo. Se eu perder, é porque na realidade, nunca fui considerada. Apenas fui tolerada.

Mas, enfim....

Nem sempre as coisas saem do jeito que a gente planeja. E muita das coisas que a gente planeja, no final, nem eram aquilo tudo que pensávamos. E quantas coisas almejamos, alcançamos e no final, nem foi para o nosso bem.

Pensem. Vamos cada um fazer a sua parte. E cobrar. Cobrar um bom serviço dos nossos políticos, cobrar dos nossos familiares, cobrar dos nossos amigos e colegas uma postura digna e honesta.

A mudança, por mais clichê que isso possa soar, parte do indíviduo.

Vamos parar de achar nos outros defeitos. Cada um faz o que pode, dentro das suas limitações. E dentro do que quer ou não melhorar.


E era o Wilson.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Frustração Elevada á Potência 10: Exame teórico de Habilitação na Holanda

Ontem eu fiz pela terceira vez o meu exame teórico para a carteira de habilitação aqui em Terras Baixas.

O primeiro que eu fiz, foi em agosto deste ano e eu precisava acertar 35 das 40 questões da segunda parte do exame. Eu acertei 31.

Antes de seguir o baile: o exame é dividido em duas partes. Uma parte com 25 questões/situações onde você precisa reconhecer o quão perigosa a situação é ( as três alternativas são: Freiar, Reduzir, Nada a fazer) e a segunda parte são 40 questões que abordam as regras de trânsito, mecânica do carro (coisa leve...), sinalizações.

Na segunda tentativa, fiz 34 questões, dessa mesma segunda parte. Eu não preciso dizer que eu queria arrancar meus cabelos fora, né?? E o P-I-O-R: eu saí da sala de exame, com duas perguntas pipocando dentro da minha cabeça. Era só responder JA ou NEE. Simples. E eu consegui a façanha de responder, PENSAR, REVISAR minha resposta dentro daqueles oito ou dez segundos (ou quinze segundos? Naaaaa......não devem ser quinze segundos...quinze segundos é o maior tempão pra responder uma pergunta) e TROCAAAAAAARRRRRRRRR!

P.Q.P! É ou não é de estourar a moringa?!?!

Terceira tentativa. Acertei 32 das 35 questões.

Lá vou eu fazer meu exame teórico outra vez.

Mas a grande verdade é que o exame depende muito também da sorte do vivente. E do quanto de holandês o vivente também sabe. Ou será que não?

Conversando com uma moça (holandesa da gema) que também fez o exame no mesmo dia que eu fiz, ela me contou que estava fazendo o exame pela QUINTA vez. 

Então...eu falava de sorte antes....A minha segunda tentativa, se comparada com essa última, me pareceu bem mais fácil e viável do que a terceira

Nessa terceira prova houveram umas três ou quatro questões onde foram usadas palavras em holandês que eu confesso NUNCA ter ouvido ou lido. 

Paciência.... Borá lá estudar outra vez. E lembrar que longe da terra brasilis, a última coisa que a gente deve fazer é ficar "down": afinal de contas, aqui é um novo começo, né?

PS: Achei uma fitinha do Nosso Senhor do Bonfim nas coisas do meu excelentíssimo...Será que tá valendo?!




terça-feira, 16 de setembro de 2014

Ambassadetoets e Inburgering: Uma leve diferença

Salve, gente boa!

Esse post é curtinho. É só para esclarecer que para vir morar na Holanda, são necessários duas avaliações (exames) que são feitas em momentos distintos, em momentos diferentes.

Eu sei. Vai soar repetitivo. Mas nunca é demais, visto que em geral, a gente fica meio que nervoso com tantas mudanças que estão prestes a acontecer na vida da gente quando decidimos morar em outro país.

Tenho percebido que algumas pessoas confundem os dois, embora o esforço para alcançar os resultados seja  mesmo: provar que sabe o idioma holandês.

Decidiu que vai mesmo morar na Holanda? Para sair do Brasil legalmente, ou seja, para solicitar o MVV, você vai ter que fazer o "Ambassade Toets". Esse é o exame que todos nós precisamos fazer NO Brasil. Você passando nesse exame, o seu par aqui na Holanda, pode dar entrada com a papelada na imigração para pedir o seu MVV.

Chegou na Holanda? Agora, então, é que você vai fazer o Inburgering Exam. Mas, calma. Você tem até três anos para fazer o exame. Claro que é mais complexo que o exame que você fez no Brasil, mas por isso mesmo, você vai ter tempo para estudar.

A parte boa (e que eu só descobri há pouco tempo...) é que você pode fazer esse exame "por partes": não há necessidade de você fazer todos os exames de uma vez só:
  • KNS (conhecimento sobre sociedade holandesa);
  • TGN (atenção: a partir de 01 de novembro de 2014 vai mudar! Veja post sobre isso aqui.)
  • Leesvaardigheid (leitura);
  • Schrijfvaardigheid (escrita), e
  • Luistervaardigheid (escuta/listening).
Pronto!!
Eu disse que ia ser um post curtinho!
:-) 


IMPORTANTE: Mudanças no Inburgering - Alteração e inclusão de módulos

Oi pessoal, tudo bem?

Esse post é só para alertar que em breve o Inburgering (reforçando: aquele teste que você é obrigado a fazer quando chega na Holanda...) vai sofrer alterações.

1) Em 01 de Novembro de 2014:  o TGN (Toets Gesproken Nederlands) vai passar a se chamar "Spreken op A2" (Falando no nível A2 - minha tradução galera!). O teste consiste em ouvir frases/perguntas (você vai escutar uma "voz") e dar respostas (você vai formular as respostas). Resumindo: você vai falar com o computador. Esse exame passa a ser obrigatório. 

Quando eu fiz o meu Inburgering, eu não precisei fazer o TGN pois a minha pontuação havia sido boa no exame que eu fiz no consulado no Brasil. Em novembro desse ano, ter  uma boa pontuação no exame que se faz no consulado para dar entrada no MVV não vai mais contar. Todos vão ter que fazer esse exame.

2) Em 01 de Janeiro de 2015:  É a adição de mais um exame/módulo: "De arbeidsmarktmodule", o que numa tradução livre eu chamaria de "Módulo de Mercado de Trabalho".  
Esse exame consiste na criação de um portfólio e numa entrevista final.
Na parte do portfólio, o candidato deverá executar tarefas que têm relação com o papel dele/dela no mercado de trabalho: a escolha do trabalho, a formação acadêmica necessária para o trabalho escolhido,  a cultura de trabalho holandesa. O resultado disso tudo deverá ser preenchido em oito cartões ("de resultaatkaarten"). Depois disso, você irá fazer uma entrevista final, onde você vai discutir, falar sobre o seu portfólio.