terça-feira, 16 de setembro de 2014

Ambassadetoets e Inburgering: Uma leve diferença

Salve, gente boa!

Esse post é curtinho. É só para esclarecer que para vir morar na Holanda, são necessários duas avaliações (exames) que são feitas em momentos distintos, em momentos diferentes.

Eu sei. Vai soar repetitivo. Mas nunca é demais, visto que em geral, a gente fica meio que nervoso com tantas mudanças que estão prestes a acontecer na vida da gente quando decidimos morar em outro país.

Tenho percebido que algumas pessoas confundem os dois, embora o esforço para alcançar os resultados seja  mesmo: provar que sabe o idioma holandês.

Decidiu que vai mesmo morar na Holanda? Para sair do Brasil legalmente, ou seja, para solicitar o MVV, você vai ter que fazer o "Ambassade Toets". Esse é o exame que todos nós precisamos fazer NO Brasil. Você passando nesse exame, o seu par aqui na Holanda, pode dar entrada com a papelada na imigração para pedir o seu MVV.

Chegou na Holanda? Agora, então, é que você vai fazer o Inburgering Exam. Mas, calma. Você tem até três anos para fazer o exame. Claro que é mais complexo que o exame que você fez no Brasil, mas por isso mesmo, você vai ter tempo para estudar.

A parte boa (e que eu só descobri há pouco tempo...) é que você pode fazer esse exame "por partes": não há necessidade de você fazer todos os exames de uma vez só:

  • KNS (conhecimento sobre sociedade holandesa);
  • TGN (atenção: a partir de 01 de novembro de 2014 vai mudar! Veja post sobre isso aqui.)
  • Leesvaardigheid (leitura);
  • Schrijfvaardigheid (escrita), e
  • Luistervaardigheid (escuta/listening).
Pronto!!
Eu disse que ia ser um post curtinho!
:-) 


0 comentários:

Postar um comentário