quinta-feira, 18 de junho de 2015

Besparen - A "palavra de ordem" na Holanda

Besparen, em holandês significa "economizar". E confesso que eu aprendi aqui na Holanda, o que é economizar na prática. Bem...talvez "aprender"não seja o termo correto;  "economizar" eu já sabia e sei; talvez o que faltava, quando eu morava no Brasil, eram oportunidades para exercer, de forma consciente e efetiva.

Garrafas pet, essas de refrigerante e de água mineral, que no Brasil jogamos fora, cortamos para fazer de vaso de plantas ou usamos para armazenar outros líquidos, aqui valem dinheiro; para ser mais precisa, valem 0,25 de euro. Acha pouco? Dez garrafas de Cueca-Cuela de 1 litro por exemplo, já são 2,50 euros....

Mas tem um detalhe: somente garrafas com a tampa são válidas. Se você tentar colocar uma garrafa pet SEM a tampa, a máquina devolve pra você. 

Garrafas long neck (cerveja) tambem entram...Um engradado com 24 dessas garrafinhas vale 3,50 euros.....

Em todo supermercado, você encontra uma máquina que recolhe as garrafas e emite um recibo, onde consta o valor total das garrafas que você inseriu. 
E não necessariamente, você precisa comprar alguma bebida para usar o recibo. Você pode comprar qualquer coisa dentro do supermercado e quando for passar na caixa, você entrega o recibo e aquele valor é subtraído do total a pagar. 

Super legal, né?

Mas não é só isso.

Quando a validade dos produtos está prester a expirar, os supermercados oferecem 35% de desconto sobre o produto. E não pensem que o desconto só é dado um ou dois dias antes da validade do produto expirar. Esses descontos são oferecidos em todos os tipos de mercadorias: carne, frango, biscoitos, leite, iogurte, sabão em pó, xampú, balas....

Além disso, alguns supermercados possuem os "cartões bônus". Esse cartões são pessoais, ou seja, estão no nome do cliente (mas é claro que o mesmo passa de mão em mão....) e devem ser apresentados no caixa. Algumas promocões do tipo "compre um e leve o segundo pela metade do preço", ou "pague um e leve dois (o famosos 1+1 gratis) só valem se você apresentar esse cartão. 

Outra coisa que eu acho admirável aqui, é o fato da maioria das pessoas sempre carregarem as suas próprias sacolas para carregarem as compras do supermercado. Nos supermercados holandeses, você paga para usar as sacolas. As sacolas ficam dispostas logo na entrada do caixa, assim, se você quiser uma sacola, já coloca a mesma junto das suas compras, pois a mesma será cobrada. Aqui no supermarcado perto de casa, uma sacola plástica (mas é uma SACOLA, não é um saquinho plástico, galera!) custa 0,25 centavos (de euro).

Agora, fico me perguntando: no Brasil, será que o pessoal ia aceitar numa boa, pagar pelas sacolas no supermercado? 

Da última vez que estive em Porto Alegre, vi que algumas pessoas carregam suas próprias sacolas ou, como a minha mãe, carregam aqueles carrinhos de compras (será que a minha mãe aprendeu isso por aqui?!), evitando trazer para casa mais sacolas plásticas.

Talvez, já esteja se formando no Brasil, uma consciência ecológica (e financeira) real. Aos poucos, quem sabe, nós brasileiros, poderemos vivenciar na prática esse "besparen" holandês.

1 comentários: