quinta-feira, 19 de março de 2015

Pegando trem na Holanda - Especial para Turistas! E o meu relato sobre o transporte público em Porto Alegre

Oi galera! Tudo jóia?

Comecei a pensar esse post no final das minhas férias na Terra Brasilis.

Diversas vezes o tópico transporte público veio á tona em nossos bate-papos.

Bem....pode ser que algumas pessoas discordem do que vou desenvolver aqui nesse texto, mas como ninguém é dono da verdade (e perdoem a piada, o blog é meu :-D), acho válido alertar em especial aquele pessoal que está vindo passar férias na Holanda: o trem na Holanda não é tãão barato assim.

Portanto, atenção para não ser pego de surpresa quando chegar na Terra dos Tamancos e acabar desistindo de parte dos passeios que foram planejados. Afinal, todos sabemos que muita gente viaja com o dinheiro estreito, contado. E para aqueles que não estão assim tão estreitos no quesito "grana", gastar consciente não  vai fazer mal algum! Né?!?

Então, planejar é o verbo a ser conjugado muitas vezes até o momento de pisar no avião!

A tarifa de ida-volta de um trem saindo por exemplo de Den Helder (localizada no norte da Holanda) para Rotterdam (onde fica o consulado brasileiro) hoje, dia 17 de março, é de 41,60 euros. A viagem leva no total 2 horas. A distância é de uns 145 quilômetros.

É claro que estou usando um extremo: normalmente quem está de visita no país, tende a se alojar em cidades como Amsterdam, Amstelveen, Alkmaar...o valor do trem partindo destas cidades é menor. Partindo de Amsterdam, a ida ao consulado em Rotterdam sairia por 14,80 euros. Se fores retornar para Amsterdam, acrescente na conta outros 14,80 euros.

Ano passado passei alguns dias no sul do país, em uma cidade chamada Maastricht. Para mim, a cidade mais linda dos Países Baixos!

Fomos de trem. Foram quatro horas atravessando o país. É claro que viajar de transporte público com a qualidade desses trens daqui da Holanda, é quase impossivel de imaginar para quem precisa usar o precário sistema de transporte público no Brasil. Uma passagem de Amsterdam para Maastricht custa 25,00 euros. Ida e volta, 50,00 eurecas.

Nessas férias, tive que pegar ônibus algumas vezes em Porto Alegre. Não foi fácil....Eu diria que desespero descreve bem o que senti ....Um calor, passando dos 33 graus e o motorista passa longe da tua parada porque ele não vai parar mesmo! E tu, fica ali, parado, sem nem reagir porque está tão quente que se tu ficar muito indignada, tu vai acabar passando passando muito mal.


Para quem estiver vindo para a terra dos Tamancos, vale a pena consultar o site da NS, http://www.ns.nl/. Você pode conferir os valores dos tíckets informando a cidade de partida e de chegada no campo "Plan uw reis" no canto direito da página. Quando a página for para os resultados procure por "Enkele reis", que significa somente a ida (Uma viagem). "Retour", então, é a Ida-e-Volta"!

Com frequência existem promoções onde você compra por um preço bem assessível tickets para qualquer parte do país. Já comprei esse tipo de tícket por 15 euros! Prometo escrever um post curtinho sobre essas promos.

E, daqui da Terra dos Tamancos, ficarei eu torcendo para que um dia o pessoal no Brasil consiga ter a sua experiência com o transporte público melhorada em 1000%!

Nessas férias pude constatar que a situação só piorou em Porto Alegre: tarifa de R$ 3,25. Ônibus sem horário para passar na parada; motoristas dirigindo de maneira agressiva, ruas com obras (AINDA!!!!!! A Copa já passou...), gargalos no transito da cidade; ruas esburacadas...

Tá OSCA a coisa lá na Terrinha....





0 comentários:

Postar um comentário