quarta-feira, 13 de maio de 2015

Refugiados. Um outro ponto de vista

Não por acaso, resolvi postar esse figura/imagem na data de hoje.
Aparentemente, o 13 de maio (no Brasil, dia da Abolição da escravatura) e a questão crítica dos refugiados na Europa são assuntos que nada tem haver um com o outro....
Só que não é bem assim. 
Aqui no velho continente, é manchete na imprensa, quase que todos os dias, a gravidade da situação dos refugiados, a maioria originária do continente Africano e países como a Síria e Iraque. 
Eu já entendo que tudo nessa vida é causa e consequência: jamais, ninguém vai fugir disso. Um dia, a conta vem. A forma de pagamento até pode ser opcional....Muitas vezes, QUEM vai pagar essa conta, também (opcional).
Ao menos uma vez ao ano, vamos refletir, despidos de qualquer pré conceito, sobre o que aconteceu no passado (nem tão distante assim...), o que acontece hoje (bem em frente aos nossos narizes) e, não menos importante, imaginar o que ainda está para acontecer.
Meu sincero desejo, é que tudo termine bem.

Fonte da Foto: Facebook/desconhecida

Agora, vai me dizer que não é real?!?!

2 comentários:

  1. Entendo o seu ponto de vista, mas será que é só isto, será que os líderes de lá não são uns corruptos?? Por que ao invés de sair do próprio país não se busque arrumar a desordem, a grama do vizinho sempre é mais verde.... Entendo os pontos de vista, mas não consigo chegar a uma opinião fechada sobre a questão. Bjus
    Fashion Nota de Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chanel, obrigada pela visita e comentário.

      Bem, eu entendo que existe sim corrupção e desordem nos países de origem dos refugiados, mas também entendo que muitos desses governos corruptos tiveram apoio dos países, vamos chamar, "mais ricos e mais organizados": enquanto houveram (e ainda há) interesses financeiros, como captação de recursos, petróleo, diamante, ouro (e há mais ou menos 150 anos atrás, comércio escravo), estava tudo bem...Depois de esgotadas as possiblidades, aquelas comunidades foram abandonadas. Alguns países (para não dizer a maioria), deram a independência das colônias depois de nada mais haver para ser explorado....Mas a pouca infra-estrutura criada para acomodar o pessoal que estava á serviço deles também foi embora...). Quem estava no poder, para continuar nele, usou (e usa) da força bruta para conter qualquer um que consiga enxergar mais adiante e entenda que o ideal seria que todos e não só aqueles que estão no topo da pirâmide se benificiem.
      Bem...esse assunto dá "pano pra manga" e acho muito saudável trocar idéias á respeito!
      Beijão!

      Excluir